[EVENTO LITERÁRIO] Monta/Desmonta com Gustavo Piqueira

Eai pessoal, como estão?


O post de hoje é algo totalmente novo por aqui, exatos 10 dias atrás eu estive no espaço da Editora Pulo do Gato para um bate-papo com o autor Gustavo Piqueira, e eu decidi trazer tudo que rolou aqui para vocês!


Antes de falar do evento, vou contar um pouquinho da Editora Pulo do Gato e do Gustavo Piqueira…




Criada em 2011, a Pulo do Gato é uma editora fundamentada na promoção da leitura literária para crianças e jovens e na divulgação de obras sobre leitura, literatura e formação de leitores.
Acreditamos que essas duas frentes — leitores em formação e formadores de leitores —, são os dois lados da moeda na qual a leitura e a escrita se inscrevem como necessidades básicas de todo ser humano.
A Pulo do Gato considera cuidadosamente as características estéticas e literárias de cada livro, a diversidade de estilos de seus autores e ilustradores, a variedade de linguagens verbais e visuais, o tratamento e originalidade na abordagem dos temas; a qualidade artística dos projetos visuais, dos formatos... Orientamos nosso catálogo pela “escolha de textos vigorosos, abertos, desafiadores, que não caiam na sedução simplista e demagógica, que provoquem perguntas, silêncios, imagens, gestos, rejeições e atrações”, como escreve a especialista argentina em Literatura Infantil Cecilia Bajour.








Seu vasto portfólio de conhecimentos é um reflexo da forma como ele vê o design: como um diálogo.Portanto, quanto mais diálogo houver, mais rica ficará a experiência profissional.Como resultado desta abordagem, testemunhamos não só a sua transição em todas as áreas do design gráfico - desde projectos globais para marcas de consumo até projectos locais para empresas independentes - mas também a sua capacidade de remover os limites típicos e os limites normalmente inerentes à profissão, Expandindo sua criatividade com ilustrações.


O evento…


O evento começou com uma recepção super agradável, com direito a café, aperitivos e um espaço onde era possível encontrar as publicações da editora para consulta e compra.

Não perdi a oportunidade e adquiri meu exemplar de Lord Creptum, uma das obras mais recentes do Gustavo, juntamente com Um outro país para Azzi, uma história maravilhosa que irei vir contar para vocês em breve.
Imagem: Reprodução da página da editora


Num ambiente super descontraído e confortável Gustavo contou um pouco de sua trajetória como Designer e de onde surgem suas inspirações. Para aqueles que já conhecem suas obras, é fácil imaginar de onde elas saem, mas para quem ainda não conhece, vou deixar um spoilerzinho aqui (
perdão).


Suas inspirações saem dos lugares mais loucos que você encontrar e, muitas vezes, ideias que para ele foram geniais, são ideias consideradas absurdas para aqueles com quem compartilhou.
Imagem: Reprodução da página da editora
Isso me fez pensar nos novos escritores, aqueles que estão iniciando sua carreira na literatura agora, muitas vezes eles começam uma obra e param por falta de incentivo ou por desmotivação daqueles ao seu redor, não é fácil escrever uma obra literária.


E durante todo o bate-papo, ficou cada vez mais evidente para para mim que, por não se encaixar numa “gaveta”, Gustavo foi muitas vezes desvalorizado e até, talvez, considerado como um louco, quanto na realidade o gênio era ele.



O encontro todo foi muito bom, o espaço da editora é muito confortável e como o número de pessoas não era muito grande não necessidade de microfones, palcos nem nada do gênero, permitindo uma interação incrível.


Imagem: Reprodução da página da editora

E como não pode faltar, aproveitei para adquirir  meu exemplar de Lord Creptum e fazer aquela tietagem, conseguir aquele autógrafo e tirar uma bela foto!


17974092_1453312318074766_1716300887_n.jpg
Foto feita pelo meu celular
Então é isso pessoal, esse foi o meu primeiro evento literário pelo blog, muitos outros ainda estão por vir, e eu venho aqui contar tudo para vocês!


Além de Lord Creptum, eu também adquiri Um outro país para Azzi, vou deixar os links para vocês conhecerem essas obras incríveis!!

Confira mais aqui
Confira mais aqui









18 comentários:

  1. Oii, tudo bem?
    Não conhecia a editora Pulo do Gato, mas achei bem bacana o fato deles serem voltados para leitores em formação e formadores de leitores.
    Legal o encontro de vocês, o Gustavo parece ser um cara super simpático. Espero conhecer melhor as obras dele em breve.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecerá sim!
      Realmente, é um grande diferencial da editora.

      Excluir
  2. Olá, que bom q vc teve essa oportunidade, queria morar numa cidade onde ocorresse esses tipo de evento. Não conhecia o autor, mas já gostei de seus livros e vou anotar essa dica para pesquisar mais sobre o trabalho dele. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos torcer para que os eventos cheguem na sua cidade!!!

      Excluir
  3. Olá!
    Não conhecia a editora e o autor,que bela oportunidade você teve, o encontro literário e ainda poder conhecer pessoalmente a pessoa que admira. Por morar em uma cidade pequena ainda não tive oportunidade de ir em algum encontro assim, vou procurar saber mais sobre o trabalho do autor e da editora.
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure, não irá se arrepender!
      Vamos torcer para que os eventos cheguem próximos a você!

      Excluir
  4. Oii
    Eu não conhecia a editora, mas adorei as informações trazidas por você. Adoro esse tipo de vento. Acho importante ficar por dentro das novidades das editoras e saber mais sobre as obras e sobre os autores.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom conhecer mais das editores e de seus autores!

      Excluir
  5. Eventos de leitores são sempre bons né? Recheados de amizades e risadas. Eu ainda não conhecia a editora e fiquei feliz de conhecer através do seu post. Quero ler Um outro país para Azzi, que capa lindinha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São incríveis, a capa é maravilhosa, a resenha está quase pronta!

      Excluir
  6. Olá Amanda, eu não conhecia a editora e nem o autor, mas pelos seus comentários parece ter sido um evento bem gostoso *-* Adoro essa proximidade que eventos propiciam entre leitor e autor <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito bom! Realmente, eventos permitem uma conexão incrível.

      Excluir
  7. Falar de eventos e participar é muito, muito bom! Gostei da postagem e já tinha ouvido falar do autor. Beijos e que venham ainda mais!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  8. adorei a capa de Azzi e o autor parece uma simpatia *-*

    ResponderExcluir
  9. Oi, Amanda!
    Que legal! Não conhecia o autor, mas adorei saber um pouco sobre ele e sua obra. Os eventos literários são ótimos para nós leitores termos um contato mais próximo com os autores, acho super incrível. Adorei as fotos!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir