[RESENHA] A Batalha dos Mortos

Titulo: A Batalha dos Mortos


Autor: Rodrigo de Oliveira

★★★★★

Gênero: Ficção

Editora: Faro Editorial

Paginas: 312

I.S.B.N: 978-85-62409-22-6






Sinopse:

 “Ano 2018. À passagem de um planeta próximo da órbita da terra, o que era para ser um dia de festa...
 Pessoas do mundo inteiro preparando-se para um espetáculo astronômico mas o evento se transforma num pesadelo. Um dia após a maior aproximação do planeta, um imenso calor sobrevém e 2/3 de todas as pessoas do mundo transformam-se em zumbis.
 Em São José dos Campos, um grupo cria um centro de refugiados para milhares de pessoas não infectadas. Eles reuniram condições de sobrevivência com água, alimentos e criaram uma grande fortaleza. Agora dedicam-se a encontrar outros focos de resistência e ajudar peregrinos do grande apocalipse. Eles não sabem, mas essa pode ser a maior comunidade de vivos na face da Terra.
 No entanto, próximo a eles, uma outra resistência - perversa e potente – também cresce. Um grande Comando do Exército é tomado por criminosos do presidio de segurança máxima de Taubaté. Eles resistiram aos zumbis, escravizaram outros humanos e, fortemente armados, transformaram-se numa ameaça letal à comunidade vizinha.
 Uma batalha está para acontecer. Um cerco para salvar vidas. E em meio a isso, inúmeras histórias de pessoas vivendo em situações-limite, muito além da sua imaginação.

 A série mais original sobre zumbis desde The Walking Dead!”

O Autor: (Informação contida no livro)

É gestor de TI e fã de ficção cientifica, dos clássicos de terror, em especial da obra de George Romero. A ideia para esta serie surgiu após um pesadelo tão real que, ao acordar, começou a escrever freneticamente, até concluir seu primeiro livro. Casado e com dois filhos, nasceu em São Paulo, e vive entre a capital e o Vale do Paraíba. 


O Livro e As Crônicas dos Mortos:


 A Batalha dos Mortos, que na verdade é o segundo livro das Crônicas dos Mortos, que até é agora, é composta por 4 livros lançados, sendo o primeiro “O Vale dos Mortos” seguido por “A Batalha dos Mortos”, “A Senhora dos Mortos, “A Ilha dos Mortos” e recentemente anunciado o quinto volume, que está em pré-venda e com previsão de lançamento para 23/02, “A Era dos Mortos- Parte I”, sem se esquecer é claro de uma spin off, "Elevador 16". (Logo logo vou trazer as resenhas de todos :P )

Resenha:

Como eu já havia dito, na resenha anterior, em muitos momentos, o tema zumbi em sua grande maioria dos lançamentos, é inflado de clichês bobos e repetitivos, mas como isso não foi o caso do anterior, também não foi o caso desse livro, que como vejo, o autor, conseguiu pegar mais uma vez um tema que estava repetitivo e chato, e criar uma narrativa própria.

 A história, continua em torno do casal Ivan e Estela, que conseguiram em meio ao caos criar uma centelha de esperança, com uma comunidade em São José dos Campos, onde com a liderança de Ivan, a comunidade prospera e consegue sobreviver aos perigos do novo mundo, da melhor forma possível, mas... a maior questão do livro, acontece em Taubaté nessa edição, para dar cabo ao modo que terminou o volume anterior, onde um grupo de prisioneiros que conseguiram sobreviver até o momento, tomam posse de um Grande Comando do Exército, onde começam a agir de forma fria e cruel, mostrando que mesmo em meio ao caos ainda se tem espaço para crueldades, se tornam “senhores” neste local, onde escravizam outros sobreviventes e continuam a manter aspectos de crueldades que os fizeram no passado serem enviados aos presídios de segurança máxima no passado (um pouco menos caótico).

 Tudo muda quando Isabel... consegue chegar ao grupo de Ivan e dizer tudo o que acontece no local, e assim se molda a história... afinal, já falei muito e posso soltar uns spoilers indesejados hehe

 O livro como disse, em nenhum momento se torna repetitivo, mas ao contrário, é muito inovador a própria história, com um desenrolar espetacular, e também tomando uma pegada mais sobrenatural que o anterior, (até uns certos poderes que podem dizer muito ao próximo livro, mas não é o caso de dizer agora, nesta resenha).

 Mas uma coisa me agrada no desenvolver da história, é a forma que muitas coisas no geral não são segredos, sei das dificuldades que vão assolar ao terceiro livro mesmo antes de ler ele, apenas ao terminar esse segundo volume e como se tinha noção de como se poderia tomar o segundo ao terminar o primeiro, mas ai esta algo interessante, a tensão de eu saber, o que está para acontecer, mas o fato de não surgir uma única centelha de ideia de como pode acontecer aflige e me faz ter vontade de começar no mesmo momento a continuação e gosto disso, fazia tempo que uma saga não me fazia ter esta mesma vontade, ainda mais sendo que tem uma mudança tão repentina no foco e em como tudo acontece apenas em 2 livros, (comparação boba, não via isso em TWD que sempre achei muito repetitivo desde o começo, mesmo eu gostando).

 Sendo no geral, a única crítica que encontro sobre o livro não positiva, é o fato de os acontecimentos em certos pontos serem muito rápidos, e isso pode diminuir certos momentos de tensão, não digo na questão de algo acontecer em cima de outra coisa, mas a rapidez que alguns acontecimentos são narrados, momentos que poderiam ser melhor aproveitados... mas que... em nenhum momento diminuem a vontade de continuar lendo, sendo um livro de relativa rapidez para se ler, dividido em 9 capítulos, e uma introdução que já espante, afinal, o livro já começa com plena ação e isso sempre dá vontade de virar a página e ver o que vem a depois.

 No geral, sempre que pegamos para ler, alguma continuação, geralmente, o segundo livro, e suas respectivas continuações, não agradam tanto quanto o inicial (ao menos, é assim para mim), mas isso não aconteceu com este livro, em nenhum momento, sendo esse o segundo volume da saga, e ainda assim, conseguiu superar o seu antecessor (que é muito bom por sua vez, e não digo brincando, meu surpreendeu muito mesmo “O Vale dos Mortos”) e me faz ter vontade de ler a continuação agora mesmo, hehe, e acho que possivelmente vou mesmo ler ela logo, um livro que vale a pena ser lido por amantes de ficção, apocalipse zumbi, e que não queiram clichês bobos, mas uma história realmente interessante que nos prenda do início ao fim.


 E para lembrar, o primeiro volume de "As Crônicas dos Mortos" já foi resenhado no ano passado, caso alguém tenha perdido e se interessou, vou deixar o link: Resenha- O Vale dos Mortos

 E caso tenham curiosidade, uma maior curiosidade, sobre o primeiro livro, no YouTube tem um Book Trailer bem interessante, para instigar, vou deixar o link para quem tiver interesse: Book Trailer Oficial - O Vale dos Mortos


0 comentários:

Postar um comentário