[RESENHA] A Cavalaria- A Origem dos Nobres Guerreiros da Idade Média

Titulo: A Cavalaria: A Origem dos Nobres Guerreiros da Idade Média

Autor: Jean Flori

Editora: Madras

Paginas: 192

Gênero: História

ISBN: 85-3700-014-0

★★★★






Sinopse:


"Sempre que se fala em cavalaria pensamos em soldados que compõem as bases de um exército montados em seus respectivos cavalos. A cavalaria também representa um aspecto militar do guerreiro a cavalo, mas não apenas isso.
 A história dos cavaleiros não trata somente de suas batalhas e de seus belos golpes de espada, coo se acreditava antigamente. A Cavalaria, de Jean Flori, é uma obra que apresenta a síntese de muitos estudos, tantos históricos quanto literários, a respeito da nobreza, das guerras e, mais enfaticamente, da mentalidade medieval, na qual o ideal de cavalaria foi constituído. 
 O autor defende a tese que a cavalaria nasceu em torno do ano 1000, mergulhada em um contexto histórico, político e social particular, em que a vassalagem, o declínio da autoridade dos reis e o início da época feudal colaboraram para seu surgimento. 
 O conceito de cavalaria evoluiu durante os séculos: ela foi a militia, na época em que a acepção romana era principalmente militar; foi cavalaria pesada, quando os cavaleiros se tornaram guerreiros com a evolução econômica e social da Europa, tornando-se de elite; e finalmente, tornou-se uma corporação de nobres cavaleiros, com ética e ideologia próprias.
 Acompanhe os nobres cavaleiros da Idade Média e faça uma viagem pela história de A Cavalaria."

O Autor: (Informação do livro)

 Jean Flori nasceu em Lillebonne em 1936, é medievalista e doutor em Letras e Ciências Humanas. Foi diretor de pesquisas do Centro Nacional de Pesquisa Sociológica e trabalhou no Centro de Estudos Superiores das Civilizações Medievais de Poitiers (França). É autor de diversos livros sobre a cavalaria, dentre eles "L'idéologie du Glaive. Préhistoire de la Chevalerie; L'essor de la Chevalerie, llème-12ème seìcles; La Chevalerie en France au Moyen Age e Chevaliers et Chevalerie au Moyen Age".

O Livro:

 Livro esse, com o titulo original em francês de "La Chevalerie" que foi traduzido para o português em 2005, tem como o objetivo, desmitificar, e trazer a tona, as verdades em torno de um tema relativamente controverso, onde no geral, a visão é a mesma, da contida na sinopse, um cavaleiro, montado, que galopa em direção do inimigo, mas na realidade, o tema é muito maior e mais complexo (até mais do que esperava rs) sendo essa, apenas uma visão romântica ligada a toda a realidade sobre o tema em sí...

A Resenha:


 No geral, em qualquer momento que se diga a palavra cavalaria, é o mesmo conceito que provavelmente aparece para a maioria das pessoas, um cavaleiro, investindo contra outros cavaleiros, ou simples infantes, em alguma batalha, e não se vai muito longe, no máximo, conseguimos ouvir sobre as famosas “justas”, imagens no geral, que são tiradas, nada mais que dos filmes de Hollywood, que não deixam de conter partes de verdade, mas no geral, não representa nem 1% do que era na verdade a cavalaria... e com essa questão, de premissa, o objetivo do livro, aparenta ser na verdade simples, mas surpreende pela complexidade do tema, no momento que começamos a nos aprofundar mais nas questões em torno da cavalaria.


 Mas então, até onde o livro vai para nos mostrar o contexto total da cavalaria?

 Ele vai longe, muito longe, sendo que a quantidade de temas em torno do assunto é gigantesca, sendo que o livro começa nos aprofundando mais sobre a origem da cavalaria como a conhecemos (defendido seu surgimento pelo autor em torno do século X) a cavalaria em torno da nobreza, e de valores éticos e morais a cima da média de outras tropas infantes no geral.

 Ética essa, espantosa, de valores, em torno de evitar matar, e proteção aos incapazes, (olhando casos de guerras atuais, eles se mostravam mais honrosos que atualmente com a insanidade levada contra os civis), valores no geral, tomado por base, a fé e a honra propriamente dita deles.

 Aprofundando mais a história, nos conta, como os cavaleiros se desenvolveram, e sofreram mutações, gigantescas, de como um grupamento montado, passou a aceitar apenas a aristocracia, apenas os nobres eram investidos como cavaleiros, e seu desenvolvimento passando desde as guerras de reconquista da Espanha, as guerras de defesa de territórios francos contra os sarracenos, e até o momento das cruzadas, sendo que os cavaleiros seguiam um código, de ética (como comentei acima) surpreendente (exemplo uma batalha travada entre Francos e Normandos, com 900 cavaleiros de ambos os lados e apenas com 3 mortes, o objetivo deles não era o de matar o inimigo, apenas vencer a batalha, tomar prisioneiros no geral representava as ações... esse caso está no livro muito melhor explicado claro rsrs).

 Explica como essa classe, passou a evoluir, tomar importantes papeis, em torno de sua imagem, e como, com ela, começaram a surgir eventos de mutações em torno do “amor” e até o cavalheirismo, como isso influenciou por exemplo, numa grande evolução da visão da figura da mulher, que anteriormente, ainda era tratada como objeto, e passou a ser tratada como motivo de disputas, por amor. É uma questão bem interessante colocada no livro.

 E sem contar, uma fonte rica de informações, que nos são expostas, que nos ajudam a desmitificar, um período, o período da idade média, e nos ajuda a compreender, melhor os pilares da cultura ocidental.

 Livro esse relativamente pequeno, apenas 191 páginas, mas apresenta de forma sucinta e com objetivo claro, as informações que no geral, me levaram a pesquisar muita coisa por fora, e que fizeram a leitura ser maior que o tempo normal de se ler um livro deste tamanho, uma leitura fluida, não tão rápida como eu disse, mas um livro muito curiosos, que nos ajuda a compreender melhor inúmeros acontecimentos ligados a idade média, digo a verdadeira idade média, e não a dita e exposta nos cinemas muitas vezes, com visões sem nexo e cheias de preconceito sobre a história.












 E para quem se interessou, deixarei o link para direcionar a pagina do livro no skoob :)

0 comentários:

Postar um comentário